Este artigo é um guia de configuração com capturas de tela para ajudá-lo a configurar os avisos de segurança de acesso a arquivos de rede do Windows 10. Se você receber um aviso de segurança sempre que tentar abrir um arquivo de rede, tente esta solução no Windows 10.
No Windows 10, se você usar um NAS (Network Attached Storage) para compartilhar arquivos pela rede com soluções como unRAID ou FreeNAS, poderá ver vários avisos de segurança do Windows que tentam abrir os arquivos.
Por exemplo, ao tentar mover um arquivo entre pastas, você pode ver um aviso dizendo “Este arquivo pode ser prejudicial ao seu computador”. “De acordo com suas configurações de segurança da Internet, um ou mais arquivos podem ser prejudiciais.” Ou, quando você tenta executar o aplicativo, a Segurança do Windows pode avisá-lo de que “o criador deste arquivo não pôde ser verificado”. “Este arquivo está localizado fora da rede local. Arquivos em locais não reconhecidos podem danificar seu PC.”
Você pode visualizar e abrir arquivos, mas pode ser irritante receber a mesma mensagem toda vez que acessar um compartilhamento de rede. No entanto, se você vir esses ou outros avisos de segurança, poderá corrigir o problema ajustando as configurações de Internet do Windows 10.
Como definir o aviso de segurança de acesso ao arquivo de rede do Windows 10 abaixo. Continue rolando para conferir.
Desabilitar o aviso de segurança de arquivos de rede no Windows 10
“Este arquivo pode ser prejudicial ao seu computador.” ou “Não foi possível determinar o criador deste arquivo”. Quando solicitado, você precisa alterar as configurações das Opções de Internet do Windows 10.
Use as etapas a seguir para interromper os avisos de segurança ao abrir arquivos de compartilhamentos de rede.
- Abra Configurações .
- Clique em Rede e Internet .
- Clique em Estado .
- Na seção “Configurações de rede avançadas”, clique na opção Central de Rede e Compartilhamento .
- Clique em Opções da Internet no canto inferior esquerdo .
- Clique na guia Segurança .
- Selecione a zona da intranet local .
- Clique no botão do site .
- Desmarque a opção Detectar automaticamente redes de intranet .
- Selecione a opção Incluir todos os sites locais (intranet) não listados em outras zonas .
- Desmarque a opção Incluir todos os sites que ignoram servidores proxy .
- Selecione a opção Incluir todos os caminhos de rede (UNC) .
- Clique no botão Avançado .
- Na opção “Adicionar este site à zona”, verifique o endereço da rede local com um asterisco indicando a máscara de rede. Por exemplo, se sua rede local for 192.168.1.1 e sua máscara de sub-rede for 255.255.255.0 , use o endereço 192.168.1.* .
- Clique no botão Adicionar .
- Desmarque a opção Exigir verificação do servidor (HTTPS:) para todos os sites na zona .
- Clique no botão Fechar .
- Clique no botão OK .
- Clique no botão Aplicar .
- Clique no botão OK .
Depois de concluir as etapas, reabra o Explorador de Arquivos e, na próxima vez que você tentar abrir um arquivo ou aplicativo de rede, não verá mais o aviso de segurança.
Acima, vimos como definir o aviso de segurança de acesso a arquivos de rede do Windows 10. Esperamos que esta informação tenha ajudado você a encontrar o que precisa.