Este artigo é um guia com capturas de tela para ajudar você a reduzir o uso de memória no Google Chrome.
Existem muitos navegadores da web para PCs/laptops hoje em dia, mas o Google Chrome é a escolha preferida para navegação na web. O Google Chrome é um navegador da Web bastante bom que fornece todos os recursos necessários. No entanto, existem muitas desvantagens que exigem que os usuários procurem alternativas.
A maior desvantagem do Google Chrome é o consumo de RAM. Comparado a outros navegadores baseados no Chromium, o Google Chrome consome mais RAM, o que acaba deixando seu laptop ou PC mais lento. Se você estiver usando um computador intermediário, ao iniciar o navegador Chrome, o sistema trava por alguns segundos.
8 maneiras de diminuir o uso de memória no Chrome
Se você estiver enfrentando problemas de memória RAM ao executar o navegador Google Chrome no seu PC, você está lendo o guia certo. Abaixo estão 8 maneiras de reduzir o uso de memória do Google Chrome. Continue rolando para conferir.
1. Verifique outros processos em execução em segundo plano
Antes de seguir o próximo método, você precisa determinar se o navegador Chrome é realmente a causa do alto uso de RAM ou memória do seu sistema. Existem muitos aplicativos e processos em execução em segundo plano, o que aumenta o consumo de memória.
Portanto, no seu PC com Windows 11, abra o gerenciador de tarefas e clique na guia Memória. Você precisa ter certeza de que é realmente o navegador chrome que está ocupando muitos recursos na seção de memória. Aqui, se o chrome não for o culpado, você deve encontrar o aplicativo que está usando mais recursos de RAM e interrompê-lo.
2. Feche as guias desnecessárias
Uma das razões proeminentes por trás do uso de disco 100% do Google Chrome são as guias. Se você tiver muitas abas abertas em seu navegador, você enfrentará um problema de uso de memória.
A melhor maneira de lidar com esses problemas é fechar todas as guias desnecessárias no navegador Chrome. Fechar guias no Chrome ajudará você a economizar alguns recursos de computação e acelerar seu PC.
3. Remova extensões não utilizadas
Se você usa o Google Chrome há algum tempo, sabe como é fácil instalar extensões. O navegador da Web Chrome leva alguns segundos para instalar a extensão. No entanto, a expansão excessiva e desnecessária geralmente leva ao alto uso de RAM no Windows 11.
Portanto, antes de tentar o próximo método, você precisa abrir o gerenciador de extensões do seu navegador Chrome e remover as extensões não utilizadas e duplicadas. É uma boa ideia manter uma extensão confiável e útil.
4. Finalize o processo usando o gerenciador de tarefas do Chrome
Caso você não saiba, o Chrome também possui um gerenciador de tarefas que identificará quais processos e guias estão usando mais memória RAM. Assim, você pode verificar o gerenciador de tarefas do chrome e matar processos e guias para liberar memória.
5. Ative a aceleração de hardware
Simplificando, a aceleração de hardware força o navegador Chrome a usar um dispositivo GPU dedicado em vez de RAM para streaming de vídeo, edição de gráficos e streaming de jogos. Portanto, se o seu PC tiver uma GPU ou placa gráfica dedicada, você poderá ativar a aceleração de hardware no navegador Chrome.
Quando você ativa a aceleração de hardware no Chrome, seu navegador da Web utiliza a GPU para transmitir vídeos, editar gráficos e jogar jogos no navegador. Esse recurso reduz significativamente o consumo de RAM ao usar o navegador Chrome.
6. Interrompa a execução de aplicativos em segundo plano quando o Chrome estiver fechado
Se você ainda estiver enfrentando alto uso de RAM depois de executar os métodos acima, pare de executar aplicativos em segundo plano mesmo quando o Chrome estiver fechado.
A ativação desse recurso fará com que os aplicativos em segundo plano do Chrome sejam executados em segundo plano e usem recursos de RAM mesmo se estiverem fechados. Confira alguns métodos compartilhados abaixo para interromper aplicativos em segundo plano no Chrome.
- Primeiro, abra o navegador Chrome e clique nos três pontos > Configurações .
- Na página Configurações, use a barra de pesquisa para encontrar a opção ‘Continuar executando aplicativos em segundo plano’ .
- Em seguida, desative a opção “Continuar executando aplicativos em segundo plano quando o Google Chrome estiver fechado” .
Este é o fim. Como desativar a opção de executar aplicativos em segundo plano quando o Chrome está fechado.
7. Use o recurso de limpeza do Google Chrome
O Google Chrome tem a capacidade de encontrar software nocivo no seu PC e no seu navegador da web. Você pode usar esse recurso para encontrar e remover aplicativos e malwares prejudiciais que podem usar silenciosamente recursos para atividades antiéticas, como troca de dados e mineração de bitcoin. Siga algumas etapas simples compartilhadas abaixo para executar o recurso de limpeza do Chrome.
- Primeiro , digite ‘chrome://settings/’ na barra de endereço .
- Na página Configurações, use a barra de pesquisa para encontrar ‘Limpar’.
- Clique no botão Localizar na Limpeza do computador para iniciar o processo de limpeza.
Este é o fim. É assim que você pode usar um utilitário de limpeza para remover aplicativos e malware prejudiciais que podem levar a um uso muito alto de RAM.
8. Redefinir as configurações do Chrome
Se tudo mais falhar, sua última opção é redefinir seu navegador Chrome, pois suas configurações do Chrome podem estar erradas e seu uso de RAM pode ser alto. Portanto, para corrigir o problema, você precisa redefinir seu navegador Chrome. Siga as etapas que compartilhamos para redefinir o Chrome.
- Primeiro, inicie o navegador Chrome e digite chrome://settings/reset/ na barra de endereço .
- Na página Redefinir e Limpar, clique na opção Restaurar configurações para os padrões originais .
- No prompt de confirmação, clique no botão Redefinir configurações conforme mostrado abaixo.
É isso. Isso redefinirá seu navegador Google Chrome e poderá corrigir o problema de alta memória RAM.
Acima, analisamos as maneiras mais fáceis de reduzir o problema de alto uso de RAM no Chrome.